domingo, 16 de outubro de 2011

Técnicas de Ki – OLGA CURADO


1 - Treinar para receber. Aceite as coisas como e quando elas acontecem e não questione o porquê.

2 - Treinar para cair. Não há caminho sem tropeço. Todo mundo cai, você também vai cair. Para não se machucar, preserve a cabeça. Olhe para o seu umbigo, de onde veio, e mantenha-se fiel à sua origem.

3 - Não há situação absoluta. O que considera o máximo não é o máximo. Ao impor sua forma de ver, exclui possibilidades e respostas mais criativas.

4 - Não há situação definitiva. Tudo acaba ou se transforma, como o ciclo: nascer, crescer e morrer.

5 - Para cada problema há quatro saídas O corpo faz movimentos para a direita, a esquerda, para cima e para baixo. Num impasse, também há quatro alternativas: o tempo para começar a reagir, o ponto de partida, a intensidade da ação ou o reconhecimento de que não há nada a fazer. A escolha de uma delas abre novas possibilidades.

6 - Convide o outro a se mover. É o princípio da gentileza. Comece com “por favor”, sem se impor. Se optar pela autoridade, terá vassalos, não parceiros.
7 - A circunstância define a técnica O que serve numa circunstância não vale para outra. Olhe à sua volta e adapte-se. O fato define a forma de reagir.

8 - O movimento é feito a partir de você. Não transfira as responsabilidades. Inicie o movimento e inspire o outro. Mude para ele fazer o mesmo.

9 - O ponto de atrito é o menor ponto do contato. A divergência não é vital. Trate dos pontos que unem você e o outro e não dos que os separam. Se ficar presa ao que vai mal, permanecerá na briga.

10 - Não existe vitória. Você apenas realizou o seu projeto do momento. Para ganhar, alguém tem de perder, e não será bom se relacionar com o derrotado.