domingo, 31 de outubro de 2010

Promessas de Casamento


Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

Martha Medeiros

A vida é cheia de marés, mas corremos muitas vezes o risco de ficar enredado nos conflitos quando não ouvimos o chamado da alma. O processo pode não ser bem entendido quando estamos num meio de um furacão pessoal.
Podemos ficar com pena de nós mesmos, com raiva e melindrados quando as coisas não saem do jeito que queremos, mas, sempre que nos deparamos com algum conflito pessoal em nossas relações, estamos honrando o velho processo de escolha. Você pode até se perguntar: pôxa, por que escolhi esses colegas de trabalho, ou por que não consigo me relacionar bem com minha mãe?... Os questionamentos existenciais podem ser muitos, porém a alma reconhece o esquema organizado e funcional que permeia a sua estada vital aqui e agora. Mas, no silêncio da consciência, reconhecemos um destino perfeitamente estruturado.
Vivian Weyrich

É cansativo defender-se cotidianamente da maldade alheia e conviver com esperteza e deslealdade. Esse contato também propicia o acertamento de dívidas cósmicas.

No longo processo de aprendizado da vida, o Espírito comete equívocos que precisa reparar. Ele necessita acertar-se com sua consciência, a fim de habilitar-se para estágios superiores da vida imortal. Também precisa adquirir paciência e generosidade e isso apenas se consegue perante criaturas falhas.

Afinal, os anjos não desafiam a paciência de ninguém e nem necessitam de favores ou clemência. Finalmente, o contato com o vício faz com que os homens lentamente se desgostem dele.

O espetáculo das baixezas humanas é triste. Com o transcorrer do tempo faz surgir o ideal de vivências diferentes, plenas de pureza e compaixão. Assim, nos estágios ainda inferiores da vida moral, o escândalo é infelizmente necessário.
Mas ai do escandaloso, pois responde por todo o mal que causa, ainda que deste surja indiretamente o bem. Quando os homens se depurarem, o escândalo se tornará desnecessário e desaparecerá.

Eventuais acertos com a Justiça Cósmica se processarão na forma de efetivo trabalho no bem, a consubstanciar [i]o amor que cobre a multidão de pecados,[/i] no dizer evangélico.

Assim, para alcançar a libertação de injunções dolorosas, cuide para não causar escândalo.

Se alguém lhe fizer o mal, saiba que o verdadeiro prejudicado é o escandaloso, normalmente o tema preferido dele é falar aos quatro cantos do mundo sobre alguém ou sobre algo que aconteceu, ou do que você fez ou foi.

Ele desafia as Leis Divinas e desencadeia graves conseqüências na própria vida.

Quanto a você, perdoe e siga adiante.
Redação do Momento Espírita.
Em 29.08.2008.

O Camelo


Uma mãe e um bebê, camelos, estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:
- Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
- Claro! O que está incomodando o meu filhote?
- Por que os camelos têm corcovas?
- Bem, meu filhinho, somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto.
Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! Disse a mãe, toda orgulhosa.
- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! Respondeu a mãe com orgulho nos olhos..
- Tá. A corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então, o que é que estamos fazendo aqui no Zoológico???
Moral da história:
"Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, só são úteis se você estiver no lugar certo!"
(Onde você está agora?)

A Flauta Mágica


Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar.
Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para a África.
Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre.
De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar.
Foi fuzilado a queima roupa. Horas depois, um sobressalto.
A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore.
Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficando manso dançou.
Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros.
E foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.
Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto.
A Flauta soou, mas o leão não dançou.
Ao contrário, atacou um dos amigos do Caçador flautista, devorando-o.
Logo depois, devorou o segundo.
O tocador, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum.
O leão não dançava.
E enquanto tocava e tocava o caçador foi devorado.
Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles "falou" com sabedoria: - Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho.
Moral da História:
· Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo: Um dia podem falhar...
· Tenha sempre planos de contingência.
· Prepare alternativas para as situações imprevistas.
· Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se.
· Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.
"Cuidado com os leões surdos".

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma.
O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta.
A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas.
Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa.
Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas
não são obstáculos, mas diferentes passagens!"
(Içami Tiba)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010




Espírito Jovem

Nascer, crescer, reproduzir e morrer. Curso biológico inevitável a qualquer ser vivo do planeta. Os homens não fogem à regra. Porém, tem se tornado pequeno contingente de pessoas que utilizam a vantagem de serem pensantes para melhor compreender e usufruir a vida.

Tudo começa pela infância. Alguns dizem ser o período de aprendizagem mais intenso da vida. Muitos julgam ser época de menor responsabilidade, mas em contrapartida de maior dependência.

Em seguida vem a adolescência.Tem-se a impressão que o mundo se torna maior. Cresce o conteúdo escolar, as atividades extracurriculares, os afazeres domésticos, o convívio social, as atividades recreativas...Tudo isso expande o universo do adolescente formando uma visão de mundo mais ampla. Além de relativa maior maturidade e maior independência que aumentam as responsabilidades. A época de descobertas e conflitos de idéias é também a de formação de personalidade. E no meio de tantas mudanças são tomadas decisões de grande relevância para a vida.

Enfim chega a fase adulta, de maior compromisso.Corre-se atrás de erros adolescentes e batalha-se pela obtenção de ainda mais êxitos. Agora há uma total liberdade de decisão e autonomia plena, porém toda a responsabilidade cabe a si próprio.

Então vem a velhice, onde se tira aproveito das boas escolhas feitas nas duas fases anteriores, como também se arrepende das más decisões tomadas. A experiência e o conhecimento acumulado permitem um melhor entendimento da vida, entretanto, o corpo está cansado, desgastado, logo a independência e autonomia conquistadas tendem a diminuir.

Todas as fases da vida são de definitiva importância. Vale ressaltar que o espírito jovem e essencial e não se deve deixa-lo esmaecer. Aproveitando da melhor maneira, conciliando diversão à responsabilidades aceitar sem se acomodar, o curso natural da vida. Dessa forma, o tempo passa sem sofrimento e o fim chega sem deixar arrependimentos.

Autoria: Minha filha



A quebra do sexo frágil

Em várias sociedades ao longo do tempo, foram sendo construídas normas e estereótipos machistas a cerca da mulher. Apesar de estarem surgindo visões mais modernas e menos rígidas sobre a mulher e suas funções, essas continuam coexistindo com as tradicionais.

Antigamente, em sociedades pré-históricas ou até medievais, a mulher não era capaz de exercer com a mesma eficiência, certas funções como: caça, guerras, proteção, entre outras, que eram limitadas aos homens por conta de implicações físicas e biológicas do corpo feminino.

Assim, foi sendo formado o padrão social em que a mulher é apenas responsável pelo âmbito familiar e suas esferas, enquanto cabe ao homem o lado do trabalho, tanto manual quanto para ganho financeiro, o qual é mais valorizado.

Porém, com a modernização e avanço tecnológico, as barreiras femininas foram sendo ultrapassadas, o chamado “sexo frágil” se tornou forte e com potencial igual ao masculino. Com o passar do tempo, as mulheres foram conseguindo espaço na sociedade.

Infelizmente, a visão tradicional, conservadora e machista ainda existe no interior de muitos e se manifesta em diversas situações. Com tantos anos de subjugação da mulher é difícil conceber a idéia de que são todas iguais, com direitos e funções iguais.
Autoria: Minha filha

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Ciclos...


"As árvores nunca ficam paradas. Elas florescem e depois perdem as folhas As marés sobem, depois descem. Às noites, seguem-se os dias, Que se transformam em noites. A vida é um ciclo constante de mudanças E do que ainda vai mudar. E, somos parte de tudo isso. Nós estaremos aqui por um tempo Mas, só até que este tempo termine. Nós só temos esse tempo Para deixar as marcas pelas quais queremos ser lembrados..." .: Rhoda-Katie Hannan :.



SÚPLICA DE UMA ANCIÃ

Tempo chega em passo sorrateiro.
Acampa seu cansaço em meu cabelo.
E torna branco o negro derradeiro.
Sem que eu jamais pudesse percebê-lo...
Meu corpo ele percorre por inteiro.
Em gestos sem ternura, sem desvelo.
E mina, e curva meu porte altaneiro.
Sem que eu jamais pudesse percebê-lo...
Meu Deus, longe vai minha mocidade hoje, tão alquebrada, temo a idade.
Protege-me Senhor, guarda-me o fim.
Que eu possa ter serena despedida.
Que não me assuste o instante da partida.
Segura-me da mão, cuida de mim...
PATRÍCIA NEME

sexta-feira, 2 de julho de 2010



Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...'VAMOS ACENDER NOSSOS OLHARES!!!!
Lya Luft

domingo, 30 de maio de 2010


Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem
e que a sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã...
mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco,
mesmo que os invejosos digam para você parar...
mesmo que sua esperança esteja no fim.
Resista um pouco mais,
mesmo que a sua vida esteja sendo pesada
como a consciência dos insensatos,
e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.
Resista, porque o último instante da madrugada
é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço
e essa manhã bonita, ensolarada,
sem algemas nascerá para você em breve, desde que você resista.
Resista, porque estou sentada na arquibancada do tempo,
torcendo ansiosa para que você vença
e ganhe de DEUS o troféu que você merece:
Não tenha medo de brilhar..
Não sinta falta de nada,
O Universo está dentro de você,
pronto para se expressar.
No mundo da luz você também é uma estrela,
embora não queira acreditar.
Às vezes você fica temeroso,seja firme, ouça e sinta a luz,
deixe sua estrela brilhar.
Albert Einstein


Sou um vento que vaga..
Envolvendo todo o seu ser
Sou como a lua no céu claro,
Com segredo a esconder..

Sou vaidosa e impetuosa,
Na minha maneira de ser
Sou sincera e carinhosa,
Para quem de fato merecer..


Sou romântica e talentosa,
Faço da vida uma reflexão.
Mas às vezes sou impiedosa,
Com quem fere meu coração..

Aprecio a beleza das rosas,
Que me trazem inspiração.
Deleito em versos e prosas,
Para alimentar minha emoção!

Sou sensível e sonhadora,
Sou leal a quem me quer
Não sou anjo ou pecadora..
Sou somente uma MULHER!

Nem tudo é como você quer
Nem tudo pode ser perfeito
Pode ser fácil se você
Ver o mundo de outro jeito...

Se o que é errado ficou certo
As coisas são como elas são
Sua inteligência ficou cega
De tanta informação...



Se não faz sentido
Discorde comigo
Não é nada demais
São águas passadas
Escolha uma estrada
E não olhe
Não olhe prá trás...

Você quer encontrar a solução
Sem ter nenhum problema
Insistir e se preocupar demais
Cada escolha é um dilema...

Como sempre estou
Mais do seu lado que você
Siga em frente em linha reta
E não procure o que perder...

Se não faz sentido
Discorde comigo
Não é nada demais
São águas passadas
Escolha uma estrada
E não olhe
Não olhe prá trás...
Capítal Inicial

sexta-feira, 12 de março de 2010


As conduta “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina.
Enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistência, facilitam a secreção de CORTISOL,um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.
As condutas "S”geram atitudes "A": ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
As condutas “R”pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.
Aprendendo o alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina)deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário é a chave para longevidade saudável.
Tenha uma excelente vida plena de SeroToniNa!

sábado, 6 de março de 2010

A mulher luta para se mostrar bonita...



A mulher luta para se mostrar bonita, atraente, com porte elegante e gestos cultos, graciosos. E não há dúvida de que muitas o conseguem, e com facilidade. O conjunto de sua pessoa se mostra, assim, atraente, vistoso, e seguramente exerce uma influência considerável. Entretanto, em seu afã de embelezar-se fisicamente, a mulher tem-se descuidado num grau extremo da beleza de sua fisionomia moral e psicológica. Muitas, sem perceberem a grande importância de que se revestem as características superiores – tão sublimes que imprimem no rosto o inconfundível traço da cultura em sua mais fina manifestação –, afligem-se com seus fracassos e não conseguem compreender a que obedece sua infelicidade.
Uma flor pode ser muito vistosa e até admirada num ramalhete de flores, mas, se não tem perfume, ao contemplá-la sozinha veremos que a ilusão de sua beleza se esfumará tão logo se manifeste como uma coisa inerte, incapaz de nos comunicar as delícias de sua intimidade, a fragrância de seu espírito, que tão grato se revela à alma que o aspira.
A mulher cujo espírito carece de cultivo, de ilustração, pode se tornar tão sem graça quanto a flor meramente vistosa. Se, porém, ela se esmera em polir seus modos, se percebe que a bondade e a alegria devem ser parte inerente de sua natureza feminina, aplicando-se à tarefa de fazer desaparecer os defeitos de seu caráter ao mesmo tempo que faz desaparecer as impurezas de seu rosto, verá que sua vida florescerá cheia de esperanças e se converterá, por seus encantos, na flor predileta do espírito.

Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Uma mulher discreta, gentil e culta é sempre agradável, esteja onde estiver. Os atrativos da alma costumam ser muito mais poderosos do que os do físico. Ela deve ser fina em seus modos e em sua linguagem. Todo gesto ou atitude que atente contra sua feminilidade a enfeia, chegando mesmo a convertê-la numa pessoa que inspira repulsa.
Para adquirir as belas qualidades que tanto adornam seu caráter, é necessário que a mulher se disponha a isso com especial dedicação. Aprendendo a conhecer de que modo os pensamentos atuam e influenciam a vida, buscará a companhia daqueles que elevem seu espírito e contribuam, por um lado, para dar brilho a sua figura de mulher superior no meio ambiente em que atue e, por outro, para fazer com que sua alma desfrute as inumeráveis prerrogativas que o conhecimento abre às possibilidades de viver uma vida mais ampla.
Portanto, o cultivo mental deve constituir para a mulher uma necessidade tão intensa quanto a que sente de embelezar sua pessoa.
E quem, senão os próprios filhos haverá de recordar com gratidão essa graça quase sublime que uma mãe inteligente e culta derrama sobre suas almas? Que prêmio maior pode haver para seus sacrifícios que o de ver seu nome, símbolo de exemplo, ser bendito e venerado por todos? Mulheres assim são as que forjam o ideal das gerações.

Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010



Eu já estive no banco dos réus, não da justiça dos homens, mas na justiça das bocas maledicentes e nunca me arrependi de não ter justificado minhas falhas apontando a dos outros. Ao contrário assumi todas. Aí é que acertei.

E quando eu conversei com Deus, que sabe de tudo que se passa de verdade, pedi a ele que se aceitasse meu arrependimento me ajudasse a reconhecer seu perdão, que é o que importa. E desde os últimos 20 anos tudo tem dado certo...E não me refiro aqui a parte financeira, pois isso é coisas do mundo e o mundo está em crise e faço parte dessa crise, não pedi a Deus que me respondesse com coisas materiais, essa não é a MOEDA dele. Sua ‘moeda’ são as coisas do espírito, aquelas que levaremos para o outro lado. E as respostas chegam a cada dia desde então. São elas: os sentimentos que recebo, a saúde que tenho, a atração de boas pessoas para meu convívio, a filha maravilhosa que recebi nesta encarnação, os pequenos sonhos que alcancei, os projetos concluídos, o entusiasmo para outros, o ânimo que me sustenta mesmo nos dias ruins, o humor sempre em alta para ver alegre as pessoas, o compromisso de tratar todos os assuntos com seriedade, o aprendizado valoroso que guardo dentro d’alma de tudo que precisei sentir para entender tantas coisas, e muitas, mas muitas coisas que todos os dias me acontecem...E em tudo vejo o amor do Pai quando a filha faz a lição direito.

Segundo André Luiz : SOMENTE O DEVER BEM CUMPRIDO LIBERTA.

Então nunca tente justificar seus erros apontando os erros dos outros. Cada um com seu cada um...
Há erros e erros, uns chegam ao patamar de crime, para esses tem a justiça dos homens e a justiça de Deus. Em ambas procure aceitar os fatos e cumprir com os desígnios.

Sabendo que a lei é para todos, sempre digo isso aqui, está agora provado que não somos melhores do que ninguém. Naquilo em que condenamos os outros devemos sempre lembrar que podemos fazer parecido ou pior. E quando chegar a sua hora de ser julgada, você vai querer compreensão, vai querer que levem em conta tal e tal situação...Então devemos exercitar o velho mandamento de NÃO JULGAR PARA NÃO SER JULGADO...

Há erros que podem ser remediados, outros nem tanto...Um deslize resolve-se com uma boa conversa, outros nem tanto...Precisa às vezes de uma terapia até mesmo de alguns anos. Outros o amor cobre a multidão de pecados. E há aqueles erros famigerados gerados pela ganância de TER e TER...Que aniquilam com a vida da pessoa.

Para estas repor o que foi tomado na loucura de querer de qualquer forma ter uma vida para qual não era pra ser já é um começo...O resto é com DEUS.

Não é de bom tom falar mal dos outros, julgar etc MAS caso vc venha levantar a bandeira da boa moral, defender "seus princípios" apontando coisas "supostamente erradas" que os outros possam ter feito, você deve no mínimo ser um EXEMPLOOOO!

Babi Menezes

Não é preciso que a nossa língua se desarticule na exposição desvairada do sofrimento, para recebermos a cooperação dos nossos vizinhos, porque se a nossa plantação de simpatia e trabalho está bem tratada, a assistência espontânea do próximo vem, de imediato, ao nosso encontro.
Por outro lado, não é necessário o nosso mergulho nas alegações brilhantes do desculpismo, para inocentar-nos à frente dos outros, porque, se as nossas obras não são recomendáveis, a própria vida, na pessoa dos nossos semelhantes, no relega a transitório abandono, a fim de que, na conseqüência purgatorial de nossos próprios erros, venhamos a curtir a provação amarga que nos restaurará o equilíbrio à maneira de remédio precioso e salutar.
Não olvides que os nossos atos são as legítimas expressões do idioma pessoal, no campo do mundo. Faze o bem e a luz sorrirá com a tua alegria.
Faze o mal e dor chorará com as tuas lágrimas.
Disse Jesus: - "Pelos frutos conhecereis..." e, consoante os princípios que nos regem a luta, as nossas próprias obras falarão por nós, à frente da Humanidade, decretando a nossa ascensão ou a nossa queda, nossa bem-aventurança ou nossa aflição.
Emmanuel

Os desejos negativos
Um discípulo disse ao mestre:
- Tenho passado grande parte do meu dia pensando coisas que não devia pensar, desejando coisas que não devia desejar, fazendo planos que não devia fazer.
O mestre convidou o discípulo para um passeio na floresta perto de sua casa. No caminho, apontou uma planta e perguntou se o discípulo sabia que planta era aquela.
- Beladona. Disse o discípulo.
- Isso Beladona uma belíssima e venenosa planta ela pode matar quem comer suas folhas. Mas não pode matar quem simplesmente a contempla. Da mesma maneira, os desejos negativos não podem causar nenhum mal se você não se deixar seduzir por eles.

(Paulo Coelho no livro "Histórias para pais, filhos e netos")

A alegria é um estado pessoal expansivo. No momento que se a experimenta, a vida se amplia. Certa vez González Pecotche escreveu que "a Logosofia é uma nova forma de sentir e conceber a vida". Para ser feliz é necessário querê-lo no fundo do coração, buscar essa felicidade nos mínimos aconteceres diários, registrá-los, qual num álbum de fotografias, para que não caiam no esquecimento e possam substanciar os dias futuros. No fundo, todos os seres humanos buscam a felicidade.
(Nagib Anderáos)

O VALOR DO TEMPO

Quem faz do tempo um passatempo fútil, sem dar ao tempo o seu valor devido, há de chorar, com o tempo, arrependido, por ter perdido tempo em vida inútil.
Por pouco tempo o tempo nos foi dado, para que, nele, tempo não percamos, parando tempo em planos que sonhamos, sem nada, em tempo, termos realizado.
O tempo corre e esvai-se qual fumaça, e é bom saber usá-lo antes que acabe, pois não retorna mais depois que passa. E quem o tempo seu usar não quis, há de se arrepender porque bem sabe, que no tempo deixou de ser feliz.

Sá de Freitas

Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam. O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida. Há poesia em toda a criação divina. Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor...O amor… Ah, o amor…
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos,
cura doenças… Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente…

Artur da Távola

Nada menos feliz neste mundo que a figura do ermitão, do isolado, do solitário. A experiência nos diz que a felicidade ou se compartilha ou se perde, porque nenhum ser humano consegue ser feliz sozinho. Isso implica convivência, a difícil arte da boa convivência. Acontece que, em geral, cada um espera, senão tudo, pelo menos noventa por cento dos demais, parecendo-lhe ainda muito esses dez por cento que põe de sua parte.

Não é de hoje que o ser humano busca o segredo de um relacionamento feliz. Em sua maioria, as pessoas não sabem por que a felicidade lhes escapa das mãos e, quando menos esperam, acontecem os afastamentos. A solução, no entanto, pode estar bem próxima delas mesmas, e, quando a encontram, "a vida pouco a pouco se transforma". A boa convivência depende de uma série de coisas e de fatos que se entrelaçam, como se fosse um suéter que se desmancha se esquecemos a causa que deu origem ao sentimento.

domingo, 10 de janeiro de 2010


Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.
O que se busca hoje é uma relação onde exista individualidade, respeito, alegria de estar junto. Nada daquela relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.
A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade está fadada a desaparecer neste século. O amor romântico muitas vezes acha que somos uma fração e precisamos encontrar a metade que nos complete. Muitas mulheres se despersonalizam...Algumas deixam até ser elas mesmas e viram o OUTRO!
A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso... E isso faz a diferença!
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...
FLAVIO GIKOVATE

Meus amigos de vento e nuvem,
meus amigos sem rosto algum,
abrem caminhos, mudam casas,
estendem paredes sem fim.
Meus fluidos amigos, num mundo
que existe apenas para mim.
Que longas escadas tão belas,
que luzes sem chama, que amável
cena para uma vida eterna
em cor de amizade e jardim.
Meus amigos estão construindo
um mundo aéreo para mim.
Mãos tão frágeis levantam muros,
corpos voantes transportam ruas,
todos num silêncio conjunto
e gestos de anjo e volantim.
Ah, meus invisíveis amigos
que entre os céus trabalhais por mim!
Cecília Meireles


Mantém-te equilibrado a qualquer preço, para que não pagues o preço da culpa.
Não sejas aquele que se faz o mau exemplo. Sê discreto e aprende a superar-te.

Vence os pequenos problemas e percalços com dignidade, a fim de superares os grandes desafios da vida com honradez. Podes o que queres.

Resolve-te, em definitivo, por ser cristão, não te permitindo o que nos outros censuras, sem desculpismos nem uso de medidas infelizes com as quais esperas do próximo aquilo que ainda não podes ser.

JOANNA DE ÂNGELIS
(Divaldo P. Franco)



Uma leitura simples
"Compreendi que a vida não é uma sonata que, para realizar sua beleza, tem que ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e de amor justifica a vida inteira."
Rubem Alves



QUANDO OS OUTROS, POR INVEJA, MALTRATAREM A MINHA PESSOA, OU A INSULTAREM E CALUNIAREM VOU APRENDER A ACEITAR A DERROTA, E A ELES OFERECER A VITÓRIA.
Falando de modo geral, sempre que os outros, fazem algo de errado em relação à nossa pessoa, é lícito retaliar, dentro de uma ótica mundana. Porém, o praticante das técnicas da transformação da mente deve sempre oferecer a vitória aos outros.
Dalai Lama


O valor de um perfume não se revela somente na essência da sua fragrância, mas também na substância que o fixa em nosso corpo. Não adianta usarmos um perfume agradável, mas que se evapora logo após sentirmos o seu aroma. Os instantes de alegria são perfumes que só conseguem permanecer na nossa vida quando aprendemos a fixá-los com a substância da gratidão e da recordação. Os momentos de felicidade que não somos capazes de recordar podem ser comparados aos perfumes fugazes, que se desprendem de nós tão logo experimentados, sem deixar qualquer rastro no olfato da nossa alma. Nas estradas longas e escuras, se avistamos um lugar bem iluminado, sentimos natural vontade de parar naquele oásis de luz no breu da noite. Quando aprendemos a cultivar a alegria, tornamo-nos também um lugar iluminado, onde haverá sempre os que desejarão parar para receber um pouco da luz que podemos oferecer.
Jarbas Mattos


"Não substanciem suas aspirações às coisas limitadas, que não conduzem mais que a fugazes momentos de satisfação"

A alegria é um estado pessoal expansivo. No momento que se a experimenta, a vida se amplia. Certa vez González Pecotche escreveu que "a Logosofia é uma nova forma de sentir e conceber a vida". Para ser feliz é necessário querê-lo no fundo do coração, buscar essa felicidade nos mínimos aconteceres diários, registrá-los, qual num álbum de fotografias, para que não caiam no esquecimento e possam substanciar os dias futuros. No fundo, todos os seres humanos buscam a felicidade.
(Nagib Anderáos)


"As palavras estão cheias de falsidade ou de arte; O olhar é a linguagem do coração. Nele você pode confiar!" -Shakespeare-


A alma é uma borboleta.
Há um instante em que uma voz nos diz que chegou
o momento de uma grande metamorfose.
Rubens Alves.

O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos. (Sakyamuni).